Ozonoterapia em lombociatalgia
- Agência BEUP Marketing
- 6 de ago. de 2025
- 1 min de leitura

Este artigo é uma revisão da literatura sobre o uso da ozonioterapia para o tratamento da dor lombar e lombociatalgia. O artigo destaca que a ozonioterapia é um método minimamente invasivo que tem o potencial de oferecer analgesia para a maioria dos pacientes, com poucos relatos de complicações.
Principais pontos abordados:
O estudo analisou 54 artigos, incluindo ensaios multicêntricos, revisões sistemáticas e uma metanálise com mais de 8.000 pacientes.
Embora o nível de evidência para uma recomendação mais forte ainda seja considerado baixo, o cenário é dinâmico, com uma tendência a favor da ozonioterapia.
A ozonioterapia é vista como uma alternativa a tratamentos mais invasivos e é considerada eficaz e segura.
O ozônio é um oxidante potente que atua na desidratação e degeneração discal, o que reduz as compressões causadas por hérnias.
O mecanismo de ação do ozônio inclui a melhoria na liberação de oxigênio e o aumento de energia nos tecidos.
Conclusão:A ozonioterapia demonstrou ser eficaz no tratamento da dor lombar com ou sem ciatalgia e está associada a poucos eventos adversos. O artigo sugere que, diante do crescente número de estudos científicos favoráveis, a ozonioterapia deve ser reavaliada pelos Conselhos Regionais de Medicina no Brasil.
Artigo completo:




Comentários