top of page

Efeitos da ozonioterapia sobre o índice de estresse oxidativo e hemostático em doença arterial coronariana

  • Foto do escritor: Agência BEUP Marketing
    Agência BEUP Marketing
  • 30 de jul. de 2025
  • 1 min de leitura

Atualizado: 30 de jul. de 2025



Esse último estudo fala sobre as doenças coronarianas. A doença arterial coronariana (DAC) é a causa mais comum de morte súbita e morte de pessoas com mais de 20 anos de idade. Como a ozonioterapia pode ativar o sistema antioxidante e melhorar a circulação sanguínea e a entrega de oxigênio aos tecidos, o objetivo deste estudo foi investigar a eficácia terapêutica do ozônio em pacientes com DAC, tratados com terapia antitrombótica, Aspirina®️ e policosanol.


Foi realizado um ensaio clínico randomizado controlado com 53 pacientes divididos em dois grupos: um (n=27) tratado com terapia antitrombótica e outro (n=26) tratado com terapia antitrombótica mais insuflação retal de O3. Um grupo paralelo (n=50) pareado por idade e gênero foi utilizado como referência para as variáveis ​​experimentais. A eficácia dos tratamentos foi avaliada comparando índices hemostáticos e marcadores bioquímicos de estresse oxidativo em ambos os grupos após 20 dias de tratamento.


O tratamento com ozônio melhorou significativamente (P<0,001) o tempo de protrombina quando comparado ao grupo somente terapia antitrombótica, sem modificar o tempo de sangramento. A terapia antitrombótica combinada+O3 melhorou o status antioxidante dos pacientes, reduzindo os biomarcadores de oxidação de proteínas e lipídios, aumentando o status antioxidante total e modulando o nível de superóxido dismutase e catalase com uma redução de 57% e 32% nas atividades de superóxido dismutase e catalase, respectivamente, movendo o ambiente redox para um estado de baixa produção de O2•− com aumento da desintoxicação de H2O2. Nenhum efeito colateral foi observado. Esses resultados mostram que o tratamento com ozônio medicinal pode ser uma terapia complementar no tratamento da DAC e suas complicações.


Confira o artigo completo pelo link a seguir:

Comentários


bottom of page